Homenagem - OAB, API, SBHH

PAULO BRASIL D'URSO RECEBE HOMENAGEM



Homenageado recebe título de “Dom” e “Mérito Cívico Cultural”
Emoção marca homenagem póstuma a Paulo Brasil D’Urso


No dia 12 de fevereiro de 2011, mais de 150 pessoas presenciaram, na Capela do tradicional Colégio de Santa Inês, localizado no bairro do Bom Retiro – região central da cidade de São Paulo, uma belíssima cerimônia em homenagem ao professor, advogado e poeta, Dr. Paulo Brasil D’Urso.

Amigos, familiares, autoridades civis, militares e eclesiásticas fizeram questão de rememorar seu glorioso passado de lutas pelo reconhecimento dos santos católicos, em especial  pelas canonizações de Frei Galvão e de Beatriz da Silva e Menezes.

Organizado por uma das instituições mais relevantes do País, a Sociedade Brasileira e Heráldica e Humanística – SBHH, o ato ecumênico teve apoio institucional da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação Paulista de Imprensa, entidades das quais o homenageado, em vida, tinha orgulho em pertencer.

O Grão-Prior da SBHH, Comendador Grão-Colar Dom Galdino Cocchiaro, preparou um dos mais belos cenários jamais vistos para um evento desse porte, que contou com a participação do histórico Regimento de Lanceiros da Polícia Militar paulista.



A condução do cerimonial coube ao Chanceler Comendador Enio Rocha, membro do Grão-Mestrado da SBHH, e teve início com a entrada solene de chanceleres comendadoras e comendadores, liderados por Dom Galdino, pelo presidente da OAB, Luiz Flávio Borges D’Urso pelo presidente da API, Sérgio de Azeredo Redó, pelo comandante Dom Ferrari e pelo presidente do Instituto Brasil, Moacir Forte.

Após posicionarem-se no altar da capela, adentrou o 1º. Tenente Elizeu, da Patrulha da Paz, que conduziu solenemente o pavilhão nacional, ao som do Hino à Bandeira. Em seguida, Dom Galdino convidou os irmãos do homenageado a tomarem assento, em locais de destaque.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o presidente da SBHH reconheceu as presenças dos Oficiais membros do Conselho Nacional de Chanceleres, condição sine qua non para a concessão de honrarias, in memoriam, a Paulo Brasil Brasil D’Urso.

Dom Galdino explicou que a iniciativa das instituições envolvidas era a de unir-se à família do doutor Paulo, no sentido de oferecer conhecimento à sociedade, assim como às gerações vindouras, e perpetuar, em caráter definitivo, a imaculada memória de um homem totalmente dedicado ao seu próximo, e que deixou um legado de indeléveis vestígios Cristãos, repletos de virtudes e ensinamentos.




O presidente da Associação Paulista de Imprensa, Sérgio Redó, fez questão de lembrar seu convívio, na tenra idade, no bairro do Bom Retiro e no Colégio de Santa Inês, e reiterou que o exemplo de vida do Dr. Paulo Brasil D’Urso constitui repositório moral de indiscutível relevância.

Luiz Flavio Borges D’Urso citou diversas e edificantes passagens de sua vida junto ao “tio Paulo”, que foi um de seus preceptores na seara do Direito, e fez questão de agradecer a todas as pessoas presentes.

Depois de citar a trajetória da Família D’Urso – que tem mais de 200 anos de história no Bom Retiro, o presidente da OAB voltou-se a seu pai, Umberto, e às suas tias, Izabel e Therezinha, para ler uma citação, quase uma ode à saudade, que o levou às lágrimas e emocionou todos os presentes.

Luiz Flávio fez, também, um agradecimento a seu primo, Fábio D’Urso, que se empenhou de forma incansável, ao lado de Dom Galdino, para que a cerimônia alcançasse o pleno êxito, o que efetivamente ocorreu.











Finalmente, Dom Galdino pede a presença dos advogados e professores Umberto D’Urso, Izabel D’Urso e Therezinha D’Urso, que, num gesto revestido de grande comoção, compartilhado por todos, recebem de Luiz Flávio e Fábio, as insígnias superiores da Grã-Cruz do Mérito Cívico Cultural – reconhecida pela Presidência da República, e o título de “Dom”.

Após explicar que a transferência das honrarias pelos comendadores Luiz Flávio e Fábio aos irmãos de “Dom Paulo Brasil D’Urso”, obedecia à tradição secular das Ordens Honoríficas Cavalheirescas, simbolizando a Graça de Deus, o amor incondicional e a boa vontade, a compreensão e a solidariedade cristã que rege as relações fraternais entre familiares e as insígnias superiores, Dom Galdino, agradeceu a todos, em especial às instituições participantes e à direção do Colégio de Santa Inês, na pessoa da Irmã Célia, e deu por encerrado o ato, que foi seguido de um agradável brunch, numa tranquila, ensolarada e inesquecível manhã de sábado.

Participaram, ainda, do evento, o ex-prefeito de Osasco e ex-deputado federal Constituinte, Francisco Rossi, o ex-vereador Agenor Mônaco, Aparecida Leme da Silva (Presidente da Associação Internacional Damas de São Vicente de Paula), Manoel Aquino (Instituto Cultural do Exército), Gustavo Cintra do Prado (Pró-Monarquia), Prof. Dr. Lasaro Guimarães Silva (ESG), Dr. José Camillo Vieira (Cartório do Bom Retiro), Dr. Antonio Peres Penin (OMB), Comandante Tadeu (Patrulha da Paz), Dr. Fábio Vieira (Presidente do PTB Jovem), Coronel PM Madirius, Dr. Antonio Bim (Delegado de Polícia), Sociedade Amigos do Bom Retiro e Conseg Bom Retiro.



Demais Chanceleres Comendadoras e Comendadores presentes:
Dr. Geraldo Jairo de Souza, Dra. Delmira Nardy, Dr. Paulo Antonio Duarte Martins, Dr. Claudio Auricchio Turi, Embaixadora Márcia Fernandes Freire, Dra. Aurea Waldeck, Dr. Sidnei Lizardo, Dr. De Rose

Minudências:
Registros:
Presidenta Dilma Roussef, Prefeito Gilberto Kassab, Vice-Governador Guilherme Afif Domingos, Senador Itamar Franco (MG), Deputado Federal Paulo Maluf, Vereador Celso Jatene (Capital), Dr. Alexandre Alves Schneider (Secretário Municipal de Educação – São Paulo), ex-ministro José Dirceu, Dr. José de Arruda Silveira Filho (Procurador de Justiça e Secretário-Executivo do Colégio de Procuradores de Justiça), Dr. Miguel Nagib Moussa (Presidente da OAB Mairiporã), Dr. Luís Fernando Bueno (Presidente da OAB de Águas de Lindóia), Dr. Carlos Alberto González (Presidente da OAB de São José do Rio Pardo), Dr. Claudio Peron Ferraz (Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo), Dr. Carlos Adriano Plá Bento (Médico), Ernani Selber de Freitas (Jornal O Imparcial - Aguaí), Marcus Kassawara (Jornal da Liberdade de Comunicação), Jornal do Bom Retiro.


Organizadores:
Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística – http://www.heraldica.org.br/
Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo – http://www.oabsp.org.br/
Associação Paulista de Imprensa – http://www.api.org.br/
Colégio de Santa Inês – http://www.colegiodesantaines.com.br/


Notas de Imprensa:
Jornal da Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário