eBook: A Epopeia de Beatriz


Prefaciado pela poetisa e romancista Paulina Martha Frank, "A Epopeia de Beatriz" foi lançado em 1981 em conjunto com "A Viagem Maravilhosa de Tobias" e conta em versos a vida da nobre portuguesa Santa Beatriz da Silva e Menezes, fundadora da Ordem das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição.



Ambos livros tem como elo de ligação a presença do Arcanjo Rafael guiando os caminhos dos personagem centrais e tiveram toda renda da edição inicial revertida em favor do Convento de Nossa Senhora da Luz, em São Paulo, sendo "A Epopeia de Beatriz" sintetizada pelo próprio autor:


"O presente poema tem como tema principal o amor a DEUS e a VIRGEM IMACULADA. Representa a minha modesta e humilde homenagem a gloriosa e milagrosa SANTA BEATRIZ."


Paulina Martha Frank


Ainda, como prefacia Paulina Martha Frank, " ... São relatadas em forma concisa e clara as fases mais dignificantes - dessa nobre alma, a Santa Beatriz, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição. Episódios que pungem e dilaceram o coração do leitor, despertando ao mesmo tempo uma espiritualidade - profunda pelas esperanças doces duma vida futura."



Boa Leitura.
para ler clique na primeira imagem e mova-se pelas páginas
com as setas direcionais do teclado ◄ ► ou o scroll do mouse

início
clique aqui
































Nota:
Beatriz da Silva e Menezes foi declarada santa em 3 de Outubro de 1976 pelo Papa Paulo VIÉ particularmente reverenciada em Campo Maior (Portugal) e na Espanha, locais onde instituiu sua obra e faleceu. Sua festa é celebrada em 1 de Setembro.

Curiosidade 1:
Por ocasião da canonização de Santa Beatriz, o Convento de Nossa Senhora da Luz, em São Paulo, encontrava-se em festa e repleto de pessoas. Paulo, fez questão de entregar pessoalmente um grande, muito grande, bolo festivo nas cores do hábito da santa - azul e branco.
Confeccionado artisticamente na antiga e tradicional doceira Dulca, era ornado com rosas azuis e brancas e fora ricamente confeitado, trazendo, reproduzido com esmero, o escudo da Imaculada Conceição, medalhão portado pelas religiosas da ordem.
A comunicação da clausura com o mundo exterior dá-se através de uma roda, sem que do exterior se enxerguem as religiosas.
O bolo pela roda não passava.
Como deferência especial, foram abertas as portas da clausura para a entrada de Paulo e a entrega do mimo.
Ofertou ainda inúmeras rosas brancas e outras tantas, em igual número, azuis. Como naquela época não havia o cultivo de rosas coloridas e incomum eram as azuis, mandou fazer com que as rosas recebessem tintura azul.

Curiosidade 2:
Na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no Bom Retiro, em São Paulo, há a imagem de Santa Beatriz. Paulo fez a oferta dessa imagem à igreja e a imagem encontra-se colocada em altar para devoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário